O que é a ICANN? 

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN – Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet) é uma corporação internacional sem fins lucrativos, responsável pela alocação do espaço de endereços de Protocolos da Internet (IP), pela atribuição de identificadores de protocolos, pela administração do sistema de domínios de primeiro nível, tanto genéricos (gTLDs) quanto com códigos de países (ccTLDs), e também pelas funções de gerenciamento do sistema de servidores-raiz. Originalmente, esses serviços foram desempenhados segundo um contrato do governo dos EUA com a Internet Assigned Numbers Authority (IANA – Autoridade para Atribuição de Números na Internet) e outras entidades. Agora a ICANN desempenha a função da IANA.

Como parceria público-privada, a ICANN se dedica a preservar a estabilidade operacional da Internet, a promover a concorrência, obter a ampla representação das comunidades globais da Internet e desenvolver políticas adequadas à sua missão, por intermédio de processos baseados em consenso e “de baixo para cima”.

O que é o Sistema de Nomes de Domínio?

O Sistema de Nomes de Domínio (Domain Name System – DNS) ajuda os usuários a encontrarem seu caminho na Internet. Cada computador na Internet tem um endereço exclusivo, denominado “endereço IP” (endereço de Protocolo da Internet). Como é difícil memorizar endereços IP (que são seqüências de números), o DNS permite que se use uma seqüência familiar de letras (o “nome do domínio”) em seu lugar. Assim, ao invés de digitar "192.0.34.65," você pode digitar "www.icann.org."

Mais informações: http://www.icann.org.br/general/