Conectar as pessoas com deficiências: objetivo da União Internacional de Telecomunicações (UIT)

A UIT, órgão das Nações Unidas, celebra o Dia Mundial das Telecomunicações,  da Sociedade da Informação e Dia Mundial da Internet, atendendo às necessidades tecnológicas das pessoas com deficiência. Genebra e Cairo receberão os eventos más destacados.

"Conectar as pessoas com deficiências: as oportunidades das TICs para todos" é o lema deste ano apresentado pela UIT para o Dia Mundial das Telecomunicações,  da Sociedade da Informação e Dia Mundial da Internet.

Este ano, a UIT se centralizará na atenção às necessidades das pessoas com deficiência no campo das novas tecnologias, com o objetivo de transmitir a todos os cidadãos informação e conhecimentos, melhorando assim as linhas de comunicação com os grupos mais vulneráveis e remotos. Tudo isso com o objetivo de construir uma Sociedade da Informação integradora que promova um mundo melhor, mais pacífico e produtivo.

Por causa do Dia Mundial das Telecomunicações,  da Sociedade da Informação e Dia Mundial da Internet, se organizará uma série de atividades conectadas durante 18 dias, de 13 a 30 de maio. Nesses eventos, especialistas de todo o mundo vão analisar temas como o acesso à informação e ao conhecimento, a diversidade cultural e linguística e o papel dos governos no desenvolvimento das novas tecnologias.

Além disso, este Dia Mundial será celebrado com uma grande cerimônia na qual a UIT entregará o Prêmio Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação à distintas personalidades  que contribuiram para a criação de uma Sociedade da Informação integradora e mais equitativa. Este ano, os prêmios enfocarão aqueles que trabalham na adaptação das novas tecnologias às pessoas com deficiência, tema dessa edição. Entre os homenageados dos anos anteriores está o professor Muhammad Yunus e o Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade.

Para o Dia Mundial das Telecomunicações,  da Sociedade da Informação e Dia Mundial da Internet deste ano, o Secretário Geral da UIT, Hamadoun I. Touré, anima a todos a criarem consciência sobre a necessidade de adotar políticas e estratégias que respondam às necessidades das pessoas com deficiências.

 


Magazine - Other articles